sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Urnas eletrônicas brasileiras terão recurso que lê impressão digital

A urna com leitor biométrico foi usada pela primeira vez nas eleições de 2008. O novo sistema permite que o eleitor seja reconhecido pela impressão digital na hora de votar. Isso evita fraudes como no caso de uma pessoa votar no lugar de outra, já que as impressões digitais são únicas. O sistema biométrico de votação é uma garantia de maior transparência e segurança na identificação da pessoa que vai votar.
A urna biométrica reconhece o eleitor por sua impressão digital

Com os seus dados cadastrados, o eleitor, no momento da votação, posiciona o dedo no leitor biométrico, um aparelho que já vem instalado de fábrica na urna. O aparelho analisa a impressão digital, comparando as características desta com as da imagem no banco de dados da urna, e apresenta na tela do microterminal o nome do eleitor, confirmando se ele de fato é quem diz ser.

Havendo a coincidência dos detalhes, a urna é liberada automaticamente para votar, sem que o mesário precise intervir. Além disso, o mesário da seção terá uma lista impressa com os dados do eleitor, inclusive a sua foto.

“Há 17 características dessa região do dedo que podem ser usadas para a identificação. Com seis delas, já é possível haver reconhecimento; por isso, burlar esse sistema é muito difícil”, revela o engenheiro eletrônico Almir Meira Alves, professor da Faculdade de Informática e Administração Paulista (Fiap) e especialista nesse tipo de tecnologia. Ele ressalta que a presença da foto também ajuda na seguraa.



A votação na urna eletrônica continua sendo a mesma. A única diferença é que a liberação para votação na urna não mais é feita pelos mesários, mas sim pela leitura das impressões digitais do próprio eleitor. Com a tecnologia, torna-se inviável a tentativa de um eleitor se passar por outro no momento da identificação, já que nenhuma pessoa tem digitais iguais às de outra

Em breve vamos postar aqui no Blog mais informações sobre este assunto. Dj Karbonno