quinta-feira, 25 de agosto de 2011

EUA têm nave hipersônica que voa a Mach 20 (a mais de 20.900 km/h)

Imagine ir para qualquer local do planeta em menos de uma hora.

É justamente esse o objetivo dos Estados Unidos que, por meio da sua Agência de Projetos Avançados de Defesa (DARPA), vem desenvolvendo uma nave hipersônica que, até agora, já chegou a mais de 20.900 km/h.

A Falcon HTV-2 é uma nave não tripulada, lançada pelo foguete Minoutaur IV. Ao atingir a altura desejada, ela se solta e viaja na atmosfera a velocidades incrivelmente rápidas enquanto seus sensores coletam uma série de dados.
Esta semana, ela deve passar por sua segunda bateria de testes. Abreviação para Hypersonic Technology Vehicle, ou Veículo Tecnológico Hipersônico, ela supera em 20 vezes a velocidade do som – ou seja, chega ao chamado Mach 20.
Em um primeiro teste, realizado em 22 de abril de 2010, a nave permaneceu nove minutos no ar, tempo suficiente para fornecer importantes informações para o objetivo final do programa: desenvolver tecnologias que permitam viagens hipersônicas de longa duração.
Agora, o segundo teste deve mostrar como se dará o controle de temperatura da aeronave (que passa dos 1.900º C devido à velocidade), bem como a aerodinâmica, navegação e direção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário