quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Menina de 8 anos casada com homem de 50 consegue divórcio

Essa notícia não trata apenas um assunto bizarro mas reflete a dura realidade da Arábia Saudita. Uma criança de apenas 8 anos de idade, foi forçada pelo pai a casar-se com um homem cinquentão.

A criança saudita casou-se em 2008, com um pagamento envolvido de aproximadamente 10 mil euros. Na Arábia Saudita, os casamentos com crianças têm aumentado e, por isso, têm aumentado também as críticas em relação a estas políticas. Nos Estados Unidos, dizem inclusivamente que estes casamentos violam os direitos humanos.
O jornal Saudi Gazette afirmou que a anulação do casamento foi conseguida por meio de um acordo entre as duas partes.
O caso atraiu críticas do mundo todo e levou o Ministério da Justiça saudita a afirmar que vai aplicar regulamentos para o casamento de meninas.
Grupos de defesa dos direitos humanos afirmam que algumas famílias sauditas casam suas filhas ainda na infância em troca de dinheiro.

O primeiro juiz a cuidar do caso na cidade de Unaiza se recusou a conceder o divórcio, pedido pela mãe da criança. Mas, ele estipulou que o noivo não poderia manter relações sexuais com a menina até que ela chegasse à puberdade.
O pai da menina teria casado a criança com um amigo para conseguir pagar uma dívida.
Um novo juiz foi então apontado para o caso e a anulação do casamento finalmente teria sido divulgada depois de o marido desistir das alegações de que o matrimônio era legal.
A Arábia Saudita aplica uma forma mais severa do islamismo sunita, que proíbe a associação livre entre os sexos e dá aos pais o direito de casar seus filhos com quem eles escolherem.
Analistas sauditas afirmaram que o casamento entre a menina de oito anos e o homem de 50 ocorreu na província de Qaseem, uma província no centro da Arábia Saudita que é conhecida por ser uma região de fundamentalistas.
No começo de 2009 a mais importante autoridade religiosa da Arábia Saudita, o grande Mufti Sheikh Abdul Aziz al-Shaikh, afirmou que não é desrespeito às leis islâmicas o casamento de meninas de 15 anos ou menos.
No dia 15 e abril, depois deste caso ter gerado muita publicidade negativa para o país, o ministro da Justiça Muhammad Issa afirmou que queria encerrar a forma “arbitrária” como os pais e responsáveis podiam arrumar casamentos para meninas.
No entanto, ele não chegou a afirmar se a prática seria proibida.
Idade “Legal” para o consentimento de uma relação conjugal no mundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário